XV Encontro interinstitucional itinerante

 

008-equipe itinerante
"A Equipe Itinerante nasceu da escuta atenta dos gritos, desejos e esperanças dos povos amazônicos. Foi através dos rostos destas pessoas, que o Grande Espírito – Deus fez-lhes sentir sua vontade. É com essas pessoas que a Equipe Itinerante quer encontrar a melhor maneira de colocar-se a serviço da vida, da humanização das relações e da promoção da justiça e da construção de redes entre indivíduos, comunidades, povos e instituições" .

Realizou-se o XV encontro Interinstitucional em formato de itinerância, nos dias 24 a 31 de agosto de 2016. O local foi a cidade de Assis Brasil, no estado do Acre, na tríplice fronteira: Brasil, Peru e Bolívia.

A Conferência dos Religiosos do Brasil, CRB Nacional se fez presente, mediante a participação de Irmã Maria de Fátima Kapp, assessora executiva do Setor Missão. O grupo era constituído de vinte seis pessoas. Houve dias em que um número maior de pessoas participaram como nos momentos celebrativos com a comunidade local e outros.
A dinâmica dos primeiros dois dias foi orientada pelo "ver": participamos no dia 25 da festa na Comunidade indígena Pira-Yine Belgica Nativa, do lado peruano. À tarde visitamos o lado boliviano Bolpebra. Nesse dia atravessamos o rio Acre a " pé enxuto". E no dia seguinte (26.08) itineramos para Xapuri para conhecer a história da luta dos seringueiros, pela qual Chico Mendes entregou sua vida e também visitmos o museu do seringal.

Os dias, 27 e 28 foram dedicados ao "julgar": Os assessores e assessoras, pessoas especialistas e conhecedoras da realidade indígena, seringal e da caminhada da Igreja nestas fronteiras nos tempos históricos e no momento atual, nos conduziram em reflexões e partilhas perpassadas de missionariedade, profetismo, desafios e indignação diante do descaso para com os pobres, preferidos de Deus.

Nos dias 29 e 30 foi o encontro e intercambio com os representantes das Instituições que integram o projeto e os membros das duas comunidades missionárias, a partir do OLHAR do Agir e planejamento para 2017. O encontro constitui uma oportunidade de celebrar, com muita alegria e esperança a vida que brota da vida e da Palavra de Deus. Também celebramos a integração de duas nova integrantes na equipe. No dia 31 foi a saída de Assis Brasil para Rio Branco. Louvamos e agradecemos a Deus por esse momento revitalizador e de partilha das itinerancias missionárias.

Irmã Maria de Fátima Kapp,ssps.
Assessora Executiva do Setor Missão da CRB Nacional